domingo, 8 de agosto de 2010

Pequeno prólogo crítico...



Uma das maiores lutas das ciências sociais, sobretudo da Geografia é explicitar o seu verdadeiro foco, o seu objeto de análise, que muitas vezes é permeado pelo senso comum. Durante muitos anos a Geografia padeceu pelo estigma de "ciência militar de localização" restrita à cartografia e a elaboração de mapas, sujeita aos mais variados fins por não assumir nenhum posicionamento ideológico. Algum tempo depois o conceito de matéria decorativa rechaçou a Geografia a partir dos ambientes escolares, disseminando a idéia de que a mesma prescinde alguma interação ou criticidade para a sua plena compreensão.
Devemos conceber a Geografia como uma ciência humana cujo principal objetivo é observar as relações de cada indivíduo com o meio social e a natureza, más não de forma positivista, pré-determinada ou com funções já estabelecidas por um "espírito social", afinal, o que é sociedade senão um grupo de indivíduos? portanto nós somos a base da sociedade, que atualmente molda-se de acordo com os metamorfismos do capitalismo modista que promove uma verdadeira lavagem cerebral nos filhos da alienação.
Porém o papel da Geografia não deve restringir-se a observação, a contemplação de fatos sociais como se propõem algumas "ciências", pois isso é apenas brincar de arte com a ciência, o que eu chamo (com o perdão do termo) de "Masturbação intelectual".
A Geografia deve cada vez mais assumir uma postura parcial e um olhar crítico sobre as armadilhas desta sociedade capitulada, identificando suas armadilhas travestidas de modernidade que instigam a formação de um "não-pensamento comum", pois ela não precisa de pensadores, só de consumidores. Numa metáfora simplista a Geografia moderna, melhor dizendo, a Geografia justa serve como lentes que embora opacas e sujas pela opressão do não-saber, quando limpas e polidas pelo senso crítico lhe faz enxergar longe e, sobretudo nítido.


2 comentários:

  1. Douglas, me identifiquei com o texto, principalmente na parte da masturbação intelectual, pois certas leituras intelectuais são prazerozas.Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Hehe professor tamos ae vey , gostei do texto tenho muito a aprender mais concerteza a geografia ér importante ii vamos aos descobrimentos ... Vlw

    ResponderExcluir